Ainda restam três partidas para o fim do primeiro turno da fase classificatória da Série D, mas tem alguns dados impossíveis de serem alterados até o término da rodada: o Manaus, integrante do Grupo A1, por exemplo, vira o turno na como líder na classificação geral. A equipe do Amazonas, além de ter vencido todos os três jogos disputados até o momento, foi quem marcou mais gols (10 vezes) e acumulou o maior saldo. Moto Club-MA, Campinense-PB, Iporá-GO Tubarão-SC e São José-RS são outros com 100% de aproveitamento, mas com saldo menores.
Veja todos os números
Melhor campanha
Seis equipes mantêm os 100% de aproveitamento, mas o Manaus fica a frente do Campinense, vice-líder do geral, também com cinco de saldo, no critério de gols marcados. O representante do Amazonas marcou três gols a mais que o time paraibano: 10 a sete. A tabela é seguida por Iporá (saldo 4), São José-RS (saldo 3, mas quatro gols marcados), Tubarão-SC e Moto Club. O curioso é que o time catarinense fica a frente do maranhanse pois recebeu menos cartões amarelos e vermelhos, visto que ambos têm o mesmo saldo e marcaram os mesmos números de gols.
Melhor ataque
Que o bicampeão amazonense tem mais gols marcados, com 10 bolas nas redes dos adversários, isso já foi supracitado. Mas tem outros times com o sistema ofensivo bem entrosado. O Fluminense de Feira-BA, por exemplo, já marcou nove vezes em toda a competição. Rio Branco-AC, que inclusive pertence a mesma chave do Manaus, Caxias-SC, Campinense-PB e Brusque-SC vêm logo atrás, com sete tentos. O curioso é que dos sete gols marcados pelo Bruscão, seis foram do atacante Lima, que até o momento está na ponta - disparada - da artilharia.
Manaus marcou 10 gols até aqui (Foto: Emanuel Mendes Siqueira/Manaus) |
Por outro lado, há aquelas equipes com faro de gol pouco apurado. Novo Hamburgo-SC, Ferrovária-SP, Cianorte-PR, Mirassol-SP, Internacional-RS, Nova Iguaçu-RJ, Madureira-RJ, Atlético-RS, Imperatriz-MA, Novooperário-MS, Dom Bosco-MT, Vitória da Conquista-BA e Baré só marcaram uma vez até agora.
Melhor defesa
Se o Gavião do Norte somou 10 gols e lidera o quesito, o sistema defensivo, vazado cinco vezes, está longe de estar entre as melhores da quarta divisão. Rubro-negro da Fabril, Treze-PB, Lobo Guará, Sinop-MT, Linense-SP, Peixe catarinense e Mirassol-SP ainda não foram vazados. Esse último, porém, ainda entra em campo nesta segunda, quando encara o Internacional-RS fora de casa. O time paulista é o único que não lidera a chave de seu grupo.
Magno Alves "benzendo" o goleiro Juninho (Foto: Divulgação/Tubarão) |
A pior defesa é do Murici-AL, que foi vazado 10 vezes no campeonato. Mogi Mirim-SP vem logo atrás, com nove gols sofridos. Santa Rita-AL, também de Alagoas, e Macapá-AP sofreram oito gols. O último, porém, ainda tem um jogo por fazer, nesta segunda, contra o Baré, em casa, pelo encerramento do primeiro turno.
O artilheiro
O atacante Lima, do Brusque, que marcou seis dos sete gols de sua equipe no torneio, é o artilheiro isolado, com média de dois tentos por partida. Ele tem o dobro de gols de outros sete jogadores: Ulisses, do Cordino-MA, Rai, do São Raimundo-RR, Jailson e Andrey, do Fluminense de Feira de Santana, Davia, do Brasiliense, e Leleco, do Real Desportivo. No ano passado, Weverton, do Princesa, e Eduardo, do Atlético-AC, terminaram na artilharia, com nove gols.
Lima é o artilheiro da Série D, com seis gols (Foto: Sidney Silva/Brusque) |
Mais cartões vermelhos e amarelos
Estreante na quarta divisão, o Barcelona-RO é o time mais indisciplinado, com quatro cartões vermelhos em apenas três partidas disputadas. Dom Bosco-MT vem logo atrás, com três jogadores que foram mais cedo para o chuveiro. Com dois vermelhos, têm Aparacidense-GO e Atlético-ES. Apenas o grupo A16 não tem nenhum clube que tenha levado vermelho.
O Barcelona-RO usa "vermelho" até na camisa (Foto: Divulgação/Barcelona Futebol Clube) |
Em compensação, é justamente do grupo A16 que vês os times mais amarelados: Cianorte-PR e Ferroviária, com 14 e 13 cartões, respectivamente. Altos-PI também tem 13 amarelos, enquanto Manaus recebeu 12. Foram 485 amarelos até agora, sendo que os mais disciplinados são Internacional-RS e Madureira-RJ, com apenas três.
Os resultados mais repetidos
Sabe aquela história de vencer por 0,5 a 0? Quem está levando mais a risca é o Tubarão-SC e o Moto Club. Com 100% de aproveitamento no grupos A05 e A16, as equipes de Santa Catarina e Maranhão venceram todos os seus jogos até aqui pelo placar mínimo: 1 a 0. Esse resultado, inclusive, é o mais repetido nessas três primeiras rodadas, sendo 27 vezes. O placar de 2 a 1 e 1 a 1 vêm na sequência, com 15 e 14 vezes. O empate sem gols já aconteceu 10 vezes. Se considerar que ocorreram 99 partidas na Série D, as vitórias simples são equivalentes a 27,27% do total.
Todos os resultados em 1 a 1
são José-RS 1 X 0 Brusque-SC
Dom Bosco-MT 0 x 1 Brasiliense-DF
Baré-RR 0 x 1 Manaus
4 de Julho-PI 1 x 0 Interporto-TO
Campinense-PB 1 x 0 Fluminense de Feira-BA
Tubarão-SC 1 x 0 Cianorte
Mirassol-SP 1 x 0 Nova Iguaçu -RJ
Uberlândia-MG 1 x 0 Atlético-ES
A.S.S.U-RN 0 x 1 Moto Club-MA
São Raimundo-RR 1 x 0 São Raimundo-PA
Nova Iguaçu 0 x 1 Internacional-RS
Linense 1 x 0 Maringá-PR
Moto Club 1 x 0 Sparta
Brasiliense-DF 0 x 1 Iporá
Independiente 1 x 0 Plácido de Castro-AC
Altos-PI 1 x 0 A.S.S.U-RN
Santos-AP 1 x 0 Barcelona-RO
Novo Hamburgo 0 x 1 Tubarão-SC
Central-PE 0 x 1 Sergipe
Aparecidense-GO 0 x 1 Sipop-MT
Moto Club 1 x 0 Altos-PI
Treze-PB 1 X 0 Central-CE
Tubarão 1 x 0 Ferroviária-SP
Cianorte 1 x 0 Novo Hamburgo-RS
Dom Bosco-MT 0 X 1 Iporá-GO
Nacional-AM 0 x 1 São Raimundo-PA
Novooperário-MS 1 x 0 Ceilândia
Redação com Globo Esporte
0 Comentários