No Campeonato Paraibano de 2017, já havia essa observação de que o clube é obrigado a lançar a escalação com uma hora antes do apito inicial do jogo. Contudo, a novidade para o estadual do ano que vem é justamente o rigor em torno da multa de R$ 25 por minuto de atraso.
Para se ter uma ideia, a rigidez também pode ser observada no quesito segurança. Isto porque de acordo com o artigo 17 do regulamento, o clube vai ser punido caso o torcedor leve fogos de artifício para a arquibancada.
Além disso, como prevê o Estatuto do Torcedor, os gandulas não vão poder ser menores de 18 anos. Vale ressaltar que o time mandante é responsável pela equipe de gandulas em cada partida do Paraibano.
E para evitar imbróglios judiciais, o artigo 32 proíbe que terceiros, sendo pessoas físicas ou jurídicas, entrem com processo junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Paraíba (TJD-PB) em nome de algum dos 10 clubes que vão disputar o estadual. Nesse caso, a FPF exige que os próprios representantes das equipes desautorizem esse tipo de situação.
Os artigos citados nas regras do Campeonato Paraibano do ano que vem são normas recomendadas tanto pelo Estatuto do Torcedor quanto pelo Regulamento Geral de Competições.
O Campeonato Paraibano de 2018 começa no dia 7 de janeiro e vai ter duração de quatro meses, um a menos que o desta temporada. A final, inclusive, está marcada para o dia 8 de abril.
Redaçção com Globo Esporte
0 Comentários