Entenda melhor o regulamento do Campeonato Paraibano de 2018

Com o novo regulamento, o Clássico Emoção entre Botafogo e Campinense não vai acontecer na primeira fase (Foto: Francisco França / Jornal da Paraíba)
Com o novo regulamento, o Clássico Emoção entre Botafogo e Campinense não vai acontecer na primeira fase (Foto: Francisco França / Jornal da Paraíba)
Está confirmado. O Campeonato Paraibano de 2018 vai mesmo ser realizado em 16 datas. Diferente, assim, de como foi em 2017, disputado com 22 datas em cinco meses. A primeira novidade é que, para o ano que vem, a competição vai ser bem mais curta, começando em 7 de janeiro e terminando em 8 de abril.

Primeiramente, os 10 clubes foram divididos em dois grupos, com cinco em cada. O critério técnico de 2017 foi utilizado para a divisão das chaves. Ou seja, o campeão Botafogo-PB puxou a fila para um lado, enquanto o vice-campeão Treze foi para o outro. E assim por diante. No Grupo A, ficaram Botafogo-PB, Campinense, Auto Esporte, Sousa e Nacional de Patos; no Grupo B estão Treze, Atlético de Cajazeiras, Serrano, CSP e Desportiva Guarabira.


Quanto ao chaveamento, na primeira fase, os cinco times do Grupo A enfrentam apenas os outros cinco do Grupo B, em jogos de ida e volta, totalizando 10 rodadas. Por causa disso, o clássico Botauto (Botafogo-PB x Auto Esporte) e o Emoção (Botafogo-PB x Campinense) não vão acontecer nessa primeira fase.

Ao final desta primeira leva de jogos, o primeiro colocado de cada grupo já se garante nas semifinais. Já o segundo e o terceiro de cada chave se enfrentam entre si, também em duelos de ida e volta (2ºA x 3ºA e 2ºB x 3º B). Os vencedores de cada confronto avançam para as semifinais do estadual, enquanto os derrotados são eliminados.

As semifinais vão ser disputadas entre os times do mesmo grupo (de um lado, o 1ºA encara o vencedor de 2ºA x 3ºA; do outro, o 1ºB enfrenta o vencedor de 2ºB x 3ºB). Semifinais e final acontecem também em jogos de ida e volta, totalizando as 16 datas.

O mata-mata com clubes do mesmo grupo se dá para evitar que as equipes que se enfrentaram na primeira fase voltem a se enfrentar na fase seguinte.

Em paralelo a isso, os dois últimos colocados de cada grupo vão formar uma nova etapa, o quadrangular da morte, que volta ao Paraibano após dois anos. E, nesse caso, todos jogam contra todos, em partidas de ida e volta. Os dois de pior rendimento caem para a 2ª divisão paraibana de 2019.

A tabela completa e o regulamento do Campeonato Paraibano 2018 devem ser divulgados na primeira semana de novembro, como adiantou Amadeu Rodrigues.

Redação com Globo Esporte Pb

Postar um comentário

0 Comentários