Cinco jogos, cinco vitórias, 11 gols marcados e apenas dois sofridos. Estes são os números da surpreendente campanha do Campinense na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. A primeira fase ainda não acabou – a sexta rodada será disputada no fim de semana -, mas a Raposa já confirmou a melhor campanha de um time paraibano na história da fase de grupos da competição nacional.
O Campinense tem 100% de aproveitamento e, mesmo em caso de derrota para o Flu de Feira-BA na última rodada, ficaria com 83,3%. Antes disso, o melhor desempenho de uma equipe do nosso Estado tinha sido com o Botafogo em 2013, ano em que o clube conquistou o título da Quarta Divisão, com 70,8% de aproveitamento na primeira fase.
Em números gerais, o Botafogo até somou mais pontos que o Campinense em 2013. No entanto, naquela época, a competição contava com cinco clubes por grupo, logo cada equipe jogava oito partidas, duas a mais que no formato atual. Naquela temporada, o Belo conquistou 17 pontos, fruto de cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Se vencer o Flu, a Raposa chegará aos 18 pontos.
Antes, as melhores campanhas do Campinense tinham sido nas temporadas 2015 e 2012, quando o time rubro-negro ganhou quatro partidas, empatou duas e perdeu outras duas, somando 14 pontos. O aproveitamento nas duas oportunidades foi de
58,3%.
Outro feito histórico pode ser alcançado pelo futebol paraibano no próximo domingo. Nunca, desde que a Série D foi criada em 2009, uma equipe do nosso Estado terminou a primeira fase invicta. E, em 2018, os rivais Campinense e Treze podem
acabar com esse tabu.
Vale a liderança
Já classificados, Campinense e Fluminense disputam a liderança do Grupo A8, domingo, às 18h, no estádio Joia da Princesa. A Raposa precisa apenas de um empate para confirmar a primeira colocação.
Redação com Correio da Paraíba
0 Comentários