Socioeducanda da Fundac treina atletismo com técnico da seleção paraibana

Fundac estimula a prática de esporte entre reeducandosA Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) vem estimulando as aptidões físicas de jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Dentro desse contexto, no último sábado (4), uma socioeducanda teve a oportunidade de treinar pela primeira vez na pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba com o técnico da seleção paraibana.




Segundo Ruth Pessoa, diretora interina do Centro de Atendimento Socioeducativo “Rita Gadelha”, a oportunidade se deu por meio de contato feito com o treinador da seleção paraibana de atletismo, que se disponibilizou a treinar a socioeducanda. “Estamos firmando uma parceria com o Departamento de Educação Física da UFPB, através da Federação Paraibana de Atletismo, para que as socioeducandas com aptidões para o esporte, devidamente autorizadas pelo juizado, possam treinar na pista de atletismo com o técnico da seleção paraibana”, explicou Ruth.

“Como atleta, sei bem que o esporte traz muita disciplina e concentração, além de fazer bem à saúde do corpo e da mente. Ela é uma jovem coordenada, determinada, disciplinada e que, acima de tudo, tem bastante força física. Isso foi fundamental para que fosse a primeira socioeducanda a iniciar o treinamento. Estamos muito felizes. Quiçá num futuro próximo possamos fazer um torneio e inserir atletas nos Jogos Escolares do Estado da Paraíba”, disse a diretora.

Pedro de Almeida Pereira, treinador da seleção paraibana de atletismo, considera o esporte uma das melhores ferramentas para inserção, socialização e de inclusão social. “Na vida de uma socioeducanda, entendo que o esporte assume uma função extremamente importante, na medida em que, como um instrumento de educação, tem o papel inicial de recebê-la como é. E, a partir do que ela apresentar, através das atividades propostas, ir oportunizando a interação e desenvolvendo suas habilidades e potencialidades. Nelas estão contidas questões de ordem moral e afetivas, entre outras”, disse o treinador.
Redação com Portal Correio

Postar um comentário

0 Comentários