Bastou o GloboEsporte.com divulgar na última segunda-feira uma lista de todos os times que já foram rebaixados em alguma divisão do Campeonato Brasileiro para o Botafogo-PB aproveitar a deixa e zoar seus principais rivais, Campinense e Treze. Na condição de único clube paraibano que jogou a competição nacional e nunca caiu de divisão (quando havia descenso previsto), o Belo publicou em suas redes sociais uma provacação à Raposa e ao Galo, que amargam, cada um, dois rebaixamentos em suas histórias.
Atualmente, o Botafogo-PB disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e, com isso, o torcedor menos informado pode se perguntar como o Alvinegro da Estrela Vermelha nunca foi rebaixado se disputava a Série A na década de 80. Mas, de fato, o Belo nunca caiu de divisão no campo. A queda se deu por mudanças nos regulamentos das competições, que chegaram a ter 96 clubes e hoje contam com apenas 20 (nas séries A, B e C). Em 1986, os botafoguenses disputavam a Série A, mas, com a criação da Copa União, em 1987, o clube acabou "jogado" para a terceira divisão.
Mas, no campo, nenhuma queda do Botafogo-PB. Diferentemente de Campinense e Treze, que já sofreram a dor do rebaixamento duas vezes cada. A Raposa caiu em 2009 (da B para a C) e em 2011 (da C para a D). Já o Galo caiu em 1983 (da A para a B) e em 2014 (da C para a D). Hoje, os dois times - que protagonizam a principal rivalidade do Estado, no Clássico dos Maiorais - são os representantes paraibanos na Série D do Brasileiro.
Usando as hashtags #TimeGrandeNãoCai e #RespeitaAAutoridade, o Belo publicou em suas redes sociais uma provocação aos dois rivais de Campina Grande, a quem se referiu como "turminha" que está "sempre caindo".
Outros clubes paraibanos até já jogaram algumas divisão no Brasileiro - a exemplo de Atlético de Cajazeiras, Nacional de Patos, Sousa, Guarabira, América de Esperança - e permanecem sem sem rebaxiamento, mas isso aconteceu numa época em que os formatos que não previam descenso.
Redação com Globo Esporte
0 Comentários